13 de out de 2015
Viva La vida: entre caprichos e relaxos
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ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES |
"Frida Kahlo –
conexões entre mulheres
surrealistas no México".
"Espero
que minha partida seja feliz,
e espero nunca mais regressar - Frida".
Ainda
bem que o regresso aconteceu em cores, odes e intervenções
artísticas no mosaico cativante, que é a cidade de São Paulo. A viagem,
que inclui um feriado prolongado, era para ser apenas uma nova missão no
Rio, já que, no sábado, fiz o 1º Módulo do curso de Língua Brasileira de Sinais
(Libras) na UFRJ. Um curso muito rico de informações, ministrado pela
professora Ana Paula Figueiredo. Ao terminar o curso, seguimos para São
Paulo, desta vez, de carro, somente para a visitação da exposição "Frida
Kahlo-conexões entre mulheres surrealistas no México".
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES |
A viagem ao Instituto Tomie Ohtake
valeu todo o percurso de 440 km, distribuídos em uma paisagem que é,
para mim, um mosaico cativante. São Paulo guarda seus caprichos
seculares em um lado bastante refinado e, no outro, o relaxo poético de
uma capital envolvida de mistérios e espelhos refletores de todo tipo de
gente.
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-OUT. DE 2015 |
assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós
(Paulo Leminski)
Gente
nova, gente velha, gente careta, ou gente para frente demais. Vá lá que
a cidade não dorme, mas o refrão entoado nas esquinas daquela selva de
pedra é silenciado em algum momento do dia. É quando as pessoas visitam
as exposições ou vão a algum concerto de música clássica, ainda que no
parque do Ibirapuera. De tão urbana, a cidade foi tomada pelo
concretismo da poesia de Haroldo de Campos, representando o luxo ao lado
do lixo. Assim revejo São Paulo, com uma alegria engraçada que sobrepõe
ao conteúdo.
O
regresso de Frida teria que começar por lá, embora tivesse Minas, toda a
forma concreta para acolher esse encontro de mulheres, inspiradas na e
com a artista mexicana Frida kahlo. Mesmo sem se considerar surrealista,
nos traços populares componentes de sua obra, Frida pintava
autorretratos que suscitavam a dor e a superação de que ela tentou ser
capaz. Autorretratos como o do vestido de Terciopelo, somando 55 ao
todo, justificados na frase “Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou
o assunto que conheço melhor”.
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ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES |
A
exposição fica em São Paulo até janeiro de 2016. Depois, segue para
Brasília e Rio de Janeiro. Foi um domingo cheio de expressões. A poesia
concreta das esquinas de Sampa ganhou força no surrealismo majoritário
de Frida e das mulheres conectadas da mostra, interpoladas às cores e às
flores. Viva La vida é
subtema. Eu ando meio cansada do lado opaco das pessoas. De vez em
quando, a poesia concreta e a arte surrealista me erguem esse apelo,
assim, de última hora, porque todas as coisas, meticulosamente
planejadas, não têm graça.
Professora Marília Mendes
Referências:
http://casadasrosas.org.br/centro-de-referencia-haroldo-de-campos/haroldo-de-campos
LEMINSKI, Paulo.Caprichos & Relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1985.
1 comentários:
Você é cada dia uma surpresa nova, mulher.
Paixão. Beijos e sucesso!
Caiafa
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