Piramutaba ao Molho

8 de setembro de 2012 6 comentários


Receita de 08 /09/12  por Lila Mendes
Ingredientes :

1 Kg de Piramutaba em postas
4 dentes de alho amassados
Suco de limão
Pimenta do reino e sal.




Molho de tomate

3 colheres de sopa de óleo 
01 cebola picada em cubos
1/2 pimentão vermelho, 1/2 pimentão amarelo e 1/2 pimentão verde picados  (em cubos)
03 tomates picados (cubos)
 01 sachê de molho de tomate (pronto)
 sal, pimenta do reino, salsinha e cebolinha a gosto.

Modo de preparo 


Temperar o peixe e deixá-lo tomar gosto até o molho ficar pronto.
Refogar no óleo a cebola, os pimentões e os tomates, acrescentando em seguida, o molho pronto, a pimenta do reino e o sal, até ferver.  Acrescente o peixe e deixe cozinhar até o molho incorporar, tomando o cuidado ao mexer, para que o peixe não desmanche. Salpicar a cebolinha e salsinha.

Lembretes : Essa receita rende, em média, 04 porções e pode ser acompanhada por arroz branco, purê de batatas e como bebida, indico um bom Pinot Noir, lembrando que os peixes são bem recomendados com vinhos brancos. No entanto, vinhos tintos leves também não deixam de agradar. O que vale é o bom senso e a criatividade para experimentar pratos novos e novas combinações. 

Eu estava um pouco longe da cozinha. Resolvi voltar  Também estava longe dos vinhos e aí me lembrei de um conselho de um amigo muito querido de Curitiba que me disse uma vez: "A vida é muito curta para beber um vinho ruim." 
Deve ser verdade.
Grande abraço da Lila.

6 comentários:

  • Silvia - BH disse...

    "Excelente peixe. Bom, barato, praticamente sem espinhas. Até criança pode comê-lo. As poucas que existem entre carnes são moles. Aproveitem enquanto está em conta e presente na Amazônia. Aqui em Minas, eu compro congelado e é excelente. Toma banho desde o dia que nasce e o último aqui em casa é à base de tomate, majericão, coentro, etc. E ele se apresenta todo chique sobre o arroz. " da página peska.com.br


    "Um grande predador, o piramutaba sai da foz do Amazonas e cruza o Brasil rio acima para desovar. Só no percurso de ida, viaja de 3000 a 3500 quilômetros todos os anos, e distância equivalente ao diâmetro da Lua. Tem uma espécie de couro no lugar de escamas e é o peixe mais exportado da região amazônica. O maior comprador é o Japão."
    Luciano Celuba
    ...
    Obrigada pela receita. Usei o alho para temperar seguindo sua sugestão.