Modelo de texto para cerimonial de debutante

6 de fevereiro de 2016 18 comentários
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JANEIRO DE 2016
Era para ser apenas o cerimonial da minha única sobrinha Giovanna, mas a experência deu tão certo, que já tenho dois cerimoniais marcados para março e abril, no buffet Ouro Fino Recepções. Além de preparar um texto, inspirado no significado precioso da minha família, pensei em um ritual que não ultrapassasse mais que 20 minutos, uma vez que este tipo de cerimônia pode tornar-se cansativo, caso não seja pensado nos mínimos detalhes e, no mais, os convidados querem sempre aproveitar a boite. 
O tom de voz, a pronúncia correta e em bom tom dos nomes completos dos parentes também contribuem para um cerimonial bonito e organizado. A escolha do set list para as chamadas principais também precisa ser escolhido com bom gosto, mesclando um pouco de música clássica e de música moderna, já que a festa contempla pessoas com diferentes idades.

MODELO DE CERIMONIAL DE 15 ANOS



Mestre da Cerimônia: Senhoras e senhores, Boa noite!

É com muita alegria que eu apresento o cerimonial desta noite, agradecendo a presença de todos vocês, amigos e familiares, que fazem desta noite, um evento único e inesquecível na vida da debutante Giovanna .... Gostaria, neste momento, de pedir a atenção de todos, para darmos início a um dos mais lindos e significativos momentos na vida de Giovanna, juntamente a sua família.



1. ENTRADA DOS AVÓS (Música Michelle - The Beatles (Piano and Violin)



No dia 15 de janeiro de 2001, nascia na materrnidade do hospital Otaviano Neves, uma linda menina, cujo nome Giovanna significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”. O nome Giovanna é a forma italiana de Joana, variante feminina de João. Tem sua origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah que significa “Deus” e hannah que quer dizer “graça”. Por isso, significa “Deus é gracioso", "agraciada por Deus". (Neste caso, valorizar o significado do nome da debutante é uma forma opcional para iniciar o cerimonial).

E nesta noite tão especial, não poderíamos deixar de falar das pessoas mais importantes na vida da debutante Giovanna.

Convido, para que se posicionem à minha direita, os avós paternos de Giovanna, o senhor _______________________ e a senhora_____________________________________.

Em seguida, convido, para que se posicionem à minha esquerda, os avós maternos de Giovanna, senhor ___________________ e a senhora ____________________________.



2. ENTRADA DOS PAIS (Música Cinema Paradiso - Theme Piano Solo)

Pai e mãe, ouro de mina
Coração, desejo e sina
Tudo mais, pura rotina, jazz
Tocarei seu nome prá poder falar de amor
Minha princesa, art-nouveau
O luar, estrela do mar
O sol e o dom, quiçá, um dia a fúria
Desse front virá lapidar
O sonho até gerar o som.



Neste momento, convido os pais de Giovanna, ____________________________ e ________________________________________________________, para que se posicionem ao centro, para o início das homenagens especiais.



ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JANEIRO DE 2016
3. ENTRADA DA DEBUTANTE (David Guetta - Without You ft. Usher)

Neste momento, convido a todos para que fiquem de pé para recebermos juntos a debutante Giovanna. (Aplausos)



Texto

Giovanna,

Toda menina leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração. Pensando nos versos de Clarice Lispector, imagino que este sorriso possa permanecer ao longo da sua vida. Agora que chegastes à mocidade, não tenha pressa, viva cada dia, sendo um de cada vez. Faça suas orações. O mundo precisa do silêncio da oração. Plante coisas boas para que os frutos ao redor estejam sempre tão bons quanto as sementes que plantastes. Mantenha os bons amigos, obedeça aos seus pais, visite seus avós sempre que puder. Pense em ter uma profissão que te alegra a alma. Leia bons livros! A literatura é uma arte infinita que nos faz bem em qualquer época da vida. Estude, pois o conhecimento contribui para nos livrar da maldade alheia.




ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JANEIRO DE 2016
4. ENTRADA DO SAPATO E DO ANEL



Giovanna, a troca de sapatos simboliza o início de um caminho que se abre à sua frente. Quantos passos você terá que dar para alcançar os seus objetivos, só Deus é capaz de dizer, mas em cada passo que você der, que estejam mais fortes a sua fé e a sua perseverança, cultivando sempre a dignidade e a bondade que herdastes dos seus pais.

(O primo menor entra com os sapatos- Música Can you feel the love tonight - Elton John)



A entrega da joia representa a passagem. A primeira joia da debutante simboliza o seu real significado para os pais, que a têm como uma joia preciosa, sem igual valor. Com todo amor e fazendo votos de que este brilho e esse carisma de Giovanna permaneçam sempre vivos, trazendo-lhe a felicidade, convidamos seu pai à entrega do anel e à primeira valsa de Giovanna.



(O pai entrega o anel e abraça a debutante-Música Rick e Renner - Filha )



5. VALSA (VALSA PARA FESTA DE 15 ANOS - VOZES DA PRIMAVERA)



Dança-se a valsa, seguindo a ordem:



* O pai

* O avô materno

* O avô paterno

* O irmão

* O tio 1

* O tio 2

* O tio 3

* O tio 4

* Os primos (seguindo a ordem do mais velho para o mais novo)
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JANEIRO DE 2016
6. RETROSPECTIVA COM OS CLIPES



Convidamos a todos, neste momento, a assistirem ao clipe de Giovanna, como homenagem de seus pais e familiares e, em seguida,convido a todos para a valsa coletiva.

Cerimonialista Marília Mendes-
Contato: mariliaculturainglesa@yahoo.com.br

18 comentários:

  • Anônimo disse...

    Você é brilhante, em todos os sentidos. Tem habilidade, foco, fala muito bem. Invista nisso, minha cara. Sucesso garantido.
    Grande abraço.
    Carlos Alexandre.

  • Anônimo disse...

    Boa tarde!

    Minha filha vai concluir o curso de Arquitetura em Brasilia só que, quero fazer um culto de agradecimento em sua cidade natal gostaria que mim ajudasse em montar um cerimonial.
    de já agradeço.

  • LILA MENDES disse...

    Que isso bebê, o ideal é que o livro da debutante, quando houver, seja lido pelo príncipe ou pelo próprio pai da adolescente. Não existe um protocolo para o livro. De preferência, alguém que tenha uma voz forte, com boa leitura. Abraços e boa sorte.

  • LILA MENDES disse...

    Gente, obrigada pelos comentários. Sinceramente, eu não imaginava a repercussão que este texto teria na internet. Por meio deste cerimonial, meu blog ganhou visibilidade na blogosfera e eu recebo muitos emails com elogios e dicas. Beijo grande. Vamos produzindo!

  • Anônimo disse...

    Marília, admiro teu trabalho, nega.
    Blog show. Amo muito.
    Cheiro bom de comida mineira, cheiro bom do seu perfume aqui comigo.
    Beijo grande
    Alex

  • Anônimo disse...

    Texto simples e sublime. Gostei muito. Minha filha fará 15 anos em novembro, precisava de uma inspiração. Teu texto foi a minha, até a idéia do sapato vou copiar de tanto que gostei. parabéns. Continue! você é muito criativa.
    Fabiana Moura