Com destino a Londres

31 de janeiro de 2016 2 comentários
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JANEIRO DE 2016
É muito bom fazer intercâmbios. A experiência  de viajar para outro país e aprender um pouco mais sobre a língua, os costumes e a cultura de uma comunidade linguística diferente da sua de origem, como a de uma cidade cosmopolita, funciona como uma reciclagem, ou melhor, é uma aula in loco. A princípio era para ser mais um congresso e acabou se tornando um intercâmbio de universidades.
Escrevi este post no aeroporto de Gatewick, em Londres, mas só consegui postá-lo em Lisboa, em conexão para o Brasil. A experiência, desta vez, inclui 12 dias de curso de extensão na Universidade de Westminster. As aulas foram voltadas para a fonética e para a sintaxe da língua inglesa. Nos intervalos, visitei os lugares mais desejados, os quais, já estavam na minha lista há tempos.
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES
-

Estou voltando meio deslumbrada com a viagem. Eu não precisaria conhecer muitos lugares para apostar que Londres é um dos melhores lugares para se viver. Hospedada em Westminster, a região acabou sendo explorada diariamente, desde os monumentos, os espaços culturais, até os famosos pubs, onde pude degustar saborosos vinhos e diferentes pratos. Experimentei até um prato da culinária muçulmana, o Rior de Me Labibme, que é uma salada de coalhada, bem apreciada por alguns ingleses, além do vinho verde, especialidade de Portugal, da região do Minho.
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JAN. DE 2016
Em uma manhã com muita chuva e com uma temperatura de 3 graus, visitei Notting Hill, a região onde foi gravado o filme "Um lugar chamado Notting Hill". Não era para ser diferente. Fiquei admirando a esquina de Portobello com Westbourne Park Road, onde aconteceu o encontro de William Thacker (Hug Grant) com Ana Scott (Julia Roberts). Hoje, o lugar virou um Coffe Republic, famoso por receber milhares de pessoas que são loucas por cinema.
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JAN. DE 2016
Contudo, a grande e inesquecível visita foi ao estúdio de Abbey Road, que marcou a capa de um dos principais discos dos Beatles. Com  amigas que conheci na universidade, na aula de reescrita em língua inglesa,  fizemos nosso registro e por lá ficamos por muitas horas, incluindo a loja dos Beatles, onde fiz uma compra de acessórios e presentes para mim e para alguns amigos, que também amam os Beatles.
Entre tantos lugares visitados em 12 dias, imagino que pude constatar de que sou, de fato, uma anglophile, uma palavra em inglês que quer dizer amante da cultura e dos costumes britânicos.
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JAN. DE 2016
Londres não é um destino qualquer. Definitivamente, é uma cidade que você deve planejar, caso queira fazer um intercâmbio, principalmente, no que diz respeito aos aspectos financeiros, bem como nos quesitos curriculares. Ter, hoje, um certificado de uma universidade britânica pode abrir as portas para novas oportunidades e, sem dúvidas, é um roteiro de caráter pessoal, que te convida a voltar outras vezes. 
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JAN. DE 2016
Apesar de muita neblina, caminhei por horas no famoso Hyde Park e fiz uma viagem espiritual das mais privilegiadas. A atmosfera do parque leva-nos a algumas questões que precisamos responder para a nossa própria evolução. Na última quinta-feira, presenciei a troca da guarda da rainha, ao som de muita música clássica. É maravilhoso assistir ao evento, ainda que driblando um e outro para garantir um bom lugar frente ao palácio de Buckingham. 
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MENDES-JAN. DE 2016
Acredito que em um único post sobre Londres não caberiam todas as sensações do que é estar em Londres: a Tower Bridge, o rio Tâmisa com a sua ponte báscula, o famoso ônibus vermelho de dois andares, o táxi preto, o vestuário requintado de inverno, o transporte underground (o melhor do mundo), os pubs, a beleza natural dos ingleses e o sol se pondo às 16 horas no inverno exigem outras postagens. Espero continuar a escrever este roteiro no Brasil. Londres é Londres! Existe muito amor em saber que estive ali e já estou tomada por um inevitável desejo de voltar. "Passageiros do voo 339, com destino a Confins, em Belo Horizonte, esta é a última chamada para o embarque imediato, pelo portão 42A." 
Goodbye Londres. See you around!

                                          Professora Marília Mendes

2 comentários:

  • Anônimo disse...

    Lila seu blog tá lindo e você está muito chique. Sempre brilhante, estudiosa e elegante! Parabéns pela conquista.
    Ana Cláudia.