Festival Soleá

20 de setembro de 2011 0 comentários
FESTIVAL SOLEÁ 2011-BH. ARQUIVO PESSOAL
O Flamenco é proveniente de Andaluzia, região da Espanha. Em sua etmologia, talvez por influência árabe, signifique fellah (camponês) e mengu (fugitivo), e foi usada como sinônimo de cigano andaluz. Ainda há a referência de flamenco ao termo "flamância" de origem alemã, que sugere fogosidade ou presunção, relacionando-se aos ciganos por seu temperamento.

E é pelo temperamento, que se caracteriza a modalidade,  marcada pela melancolia, com iniciações de  vozes e acompanhamento rítmico, como palmas ou golpes dos pés no solo. No entanto, o que se vê e o que se sente é a transposição da alegria em passos tão precisos.

As categorias de flamenco se subdividem em palos, estruturas rítmicas características do gênero. O soleá é uma dessas categorias e o que apresento hoje, com muita honra, é parte do festival Soleá de Belo Horizonte, em que se destaca o grupo de dança de Alessandra Miranda, minha ex-aluna no colégio Claretiano Dom Cabral desde o ensino fundamental até o Médio.

Engraçado é que quando conhecemos nossos alunos, em sala, depois de um tempo de convivência, já somos capazes de identificar que tipos de habilidades eles desenvolvem. Aluna exemplar, Alessandra sempre foi muito aplicada em tudo que faz. A dança é um complemento da genialidade que a acompanha.

Festival soleá de BH-2011-Arquivo pessoal
Reverenciá-las, meninas, é uma honra para mim. Vocês são dançarinas da beleza e da plenitude. O figurino que vocês escolhem é de extremo bom gosto. Andaluz é um marco em que se instala o talento do festival soleá. O adjetivo de luz, no entanto, remete-nos ao brilho de cada dançarina no seu particular.
Não mais como professora, mas como fã, eu parabenizo vocês. Um luxo só!!!
                                     Beijo da professora Marília

0 comentários: