Zeitgeist- A Arte da Nova Berlim

12 de novembro de 2015 0 comentários
A mostra reúne um panorama dos trabalhos de uma comunidade artística de Berlim, que teve o início de sua formação com o fim da Guerra Fria. Ontem, em visita guiada no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), pude conhecer esse lado da nova Berlim, através de alguns trabalhos de 22 artistas contemporâneos, entre a pintura, a fotografia e algumas obras desenvolvidas in loco, no pátio central do CCBB.
ARQUIVO PESSOAL-11/11/15-O GUIA QUE APRESENTA A ARQUITETURA DO CCBB
A visita percorre os três primeiros andares do prédio, através de diálogos interativos com os grupos que são formados a partir da entrada, na ocasião, às 18h, e conta com uma explicação das obras e dos gêneros em questão. Na pintura, destacam-se os elementos expressionistas, indo ao encontro da fotografia e da videoarte. Honestamente, vi as fotografias, mas não passei pelas salas de vídeo, que exibem filmes históricos sobre a 2ª Guerra, além de resgatar o processo da memória da reconstrução de Berlim, com vistas à divulgação da pós-modernidade de uma capital, que se reergueu após a queda do muro.
ARQUIVO PESSOL- 11/11/15-ARTE EXPRESSIONISTA CONTEMPORÂNEA DE BERLIM
 As obras in loco representam o relógio do tempo e a música eletrônica 7 sounds tubes, também fruto de uma nova geração de artistas da música alemã.
ARQUIVO PESSOAL-11/11/15-NOVA MÚSICA ELETRÔNICA
 A exposição me fez recordar um dos grandes clássicos do cinema, A Lista de Schindler (no original, Schindler's List, 1993), que conta a história de um empresário alemão, que salva os judeus do Holocausto. O filme mostra, na última cena, uma procissão de judeus que trabalharam na fábrica de Schindler, cada um colocando uma pedra em sua lápide, um tipo de tradição entre os judeus, que indica gratidão àquele que se foi. Talvez a cena mais expressiva da qual me recordo, que serve de elemento motivador para a analogia que fiz entre a exposição e o filme. 

Ainda no CCBB, neste mesmo período, você pode conhecer a exposição que marca os 15 anos do festival internacional do teatro dos bonecos, através de imagens que documentam a história de diferentes personagens e grandes narrativas.

ARQUIVO PESSOAL-15 ANOS DE TEATRO DOS BONECOS-11/11/15



Para quem aprecia a arte contemporânea, a exposição fica até o dia 11/01/2016, sempre de quarta a sexta, de 9h às 21h, com entrada franca. Torna-se importante, ainda, uma visita ao Café com Letras, um bar temático, localizado no pátio central do CCBB, que oferece, além de um espaço confortável para um bate-papo, literatura, cultura e bebidas diversas.
                      Aproveitem muito!!! 
Professora Marília Mendes


0 comentários: