Redação do ENEM 2017

6 de novembro de 2016 0 comentários
"Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".

A redação deste ano exige conhecimento sobre os direitos humanos (declaração universal dos direitos do homem, de 1948). O candidato que teve o cuidado de lembrar-se dos artigos número um (o que resume toda filosofia da declaração ) e o dois, o da igualdade e não discriminação de raça, cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião, poderia explorar, incluindo nos rumos da proposta de intervenção, que esses dois artigos são a pedra de toque de todos os outros. São pactos que foram elaborados e dão sustentação à declaração.

São normas, mas é preciso medir o grau de respeito e cumprimento dessas normas no âmbito internacional de direitos humanos. No caso específico do Brasil, caberia o discurso da educação. Aí eu me pego intrigada: o governo quer desobrigar o aluno do ensino médio, em sua medida provisória, da disciplina SOCIOLOGIA, entre outras que, hoje, cumprem o currículo do médio, justamente de onde os candidatos tiram o suporte efetivo e prático para uma produção que cumpre bem a compeTência número II da redação do ENEM. 

Acho que se abre espaço para uma boa discussão com este tema. Eu conheci os direitos humanos nas aulas de sociologia que, na minha época, era Educação moral e cívica. Vamos ver como os candidatos perceberam os sentidos apresentados ideologicamente. São muitos os caminhos, mas todos se pautam nos direitos humanos.Foi um tema mediano. Por hoje, chega! Estou exausta!!!

Professora Marília Mendes, 06/11/2016.

0 comentários: