Tiradentes na estrada

5 de março de 2017 1 comentários
Longe da euforia de Belo Horizonte, que se tornou um cenário grandioso do carnaval mineiro, viajar para Tiradentes, em alguns dias do feriado, é um charmoso passeio que, certamente, com preços acessíveis, pode trazer momentos de tranquilidade e de inspiração para quem quer só sossego.
 
Arquivo pessoal de Marília Mendes- Estação Ferroviária de São João Del-Rei
A viagem começa com a saída de BH a São João Del-Rei, de carro, pela BR 040 ou saindo da rodoviária de Belo Horizonte, pela viação Sandra, com uma passagem de 63 reais. Em São João, você pode fazer o trajeto a Tiradentes, saindo da estação Ferroviária, no centro da cidade, pagando 60 reais, ida e volta, ou 50 reais, apenas o valor da ida. Estudantes com carteirinha (com foto) pagam meia.

Caso opte em não fazer o passeio de Maria Fumaça, que é maravilhoso, temos a opção de dois ônibus que saem da rodoviária de São João, com valor estimado em 4 reais. De ônibus, além de seguir pela estrada de terra, você pode contemplar as cachoeiras, caminho afora, chegando a Tiradentes em, aproximadamente, 25 minutos. Fizemos os dois caminhos, o da Maria Fumaça no 1º dia e, nos dias posteriores, o do ônibus.
Arquivo pessoal de Marília Mendes- Vista do quarto do hotel Vicenza
Como todas as pousadas estavam lotadas, passamos os dias em Tiradentes e dormimos em São João, em um aconchegante hotel, o Vicenza Apart Hotel, que fica de frente para a estação, bem no centro histórico da cidade.

Curiosamente,  a cidade de Tiradentes, frequentada por turistas do mundo inteiro, está ficando cada dia mais cara. Os bares e restaurantes são lindos, mas oferecem pratos com preços bem acima da média. Almoçamos no tradicional Dona Xica na segunda- feira e pagamos um valor aproximado de 220 reais, incluindo uma cerveja artesanal, arroz, carne, batata souté, e como sobremesa, sorvete de creme com brownie e nutella.
 
Arquivo pessoal de Marília Mendes- Restaurante Dona Xica
Em Tiradentes, você pode transitar de charrete, saindo do lago das Forras,  pagando pelo passeio fechado, o valor de 70 reais, com destino a Matriz de Santo Antônio, a mais requisitada na cidade. 
Arquivo pessoal de Marília Mendes-Matriz de Santo Antônio
Como Tiradentes abriga grandes festivais, como o de cinema e o de gastronomia, vale a pena conhecer o centro cultural, um espaço bastante atraente; o museu Padre Toledo e uma diversidade de restaurantes típicos, além de um rico artesanato no Distrito de bichinho.
Arquivo pessoal de Marília Mendes- Centro Cultural de Tiradentes



 Além das muitas atrações de Tiradentes, aproveite ainda a bela São João: o casario, o centro histórico, as ruas antigas, as igrejas centenárias, o teatro municipal e a ponte que marca o centro, cortando as casas e as janelas, por onde as pessoas olham e fixam o olhar. São João Del-Rei não é só o caminho para Tiradentes, é a parada obrigatória para saborear os deliciosos biscoitos, o queijo frescal, a carne de sol e os sucos e sorvetes naturais.

Os caminhos que levam a Tiradentes fazem parte do Complexo Estrada Real, cujos caminhos trilhados, durante a descoberta do ouro em Minas, marcam a presença do colonizador, através de um projeto que integra 177 municípios, sendo 162 apenas em Minas Gerais, o que diz respeito a nossa inesquecível Tiradentes. Vocês vão amar!!!
Aproveitem!
Professora Marília (Carnaval de 2017)

Arquivo pessoal de Marília Mendes-Centro Histórico de Tiradentes









A palavra Minas
Minas não é palavra montanhosa
É palavra abissal.
Minas é dentro e fundo
As montanhas escondem o que é Minas.
No alto mais celeste, subterrânea,
é galeria vertical varando o ferro
para chegar ninguém sabe onde.
Ninguém sabe Minas. A pedra
o buriti
a carranca
o nevoeiro
o raio
selam a verdade primeira,
sepultada em eras geológicas de sonho.
Só mineiros sabem.
E não dizem nem a si mesmos o
irrevelável segredo
chamado Minas.

Carlos Durmmond de Andrade


1 comentários: