GARDÊNIAS NAS PAREDES DE BARRO

3 de novembro de 2010 0 comentários
O poeta mato-grossense Manoel Barros foi eleito dia 25/10, o Melhor Artista do Ano do Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura. “Fiquei satisfeito, não poderia querer coisa melhor”, afirmou o autor sobre o prêmio. O poeta também se deteve ao tor da sua poesia de caráter naturístico( acabei de inventar ): “Virei um mito para quem gosta da minha poesia”.Manoel de Barros é autor de mais de 30 livros e ganhou o prêmio Jabuti duas vezes. Lançou em 2010 sua obra poética completa.Incansável,em seus versos tão humanos e tão cheios de bicho.Uma poesia rústica que se veste do pós-Moderno com alma de menino.Amo!!! ( Marília Mendes)


Uma chuva é íntima.
Se o homem a vê de uma parede
umedecida de moscas;
Se aparecem besouros nas folhagens;
Se as lagartixas se fixam nos espelhos;
Se as cigarras se perdem de amor pelas árvores;
E o escuro se umedeça em nosso corpo.
( Manoel de Barros )


O MEU SOBREPAREDE


Não quero amor de árvore,
nem beijo de chuva.
entre nós, não deve haver nenhum contraste.
Bastam-nos os beijos de aquarela,
enfileirados de rua,
azuis ou amarelos,
não importam as matizes.
Não quero sequer eternidade
porque ela é curta,
desprega como miçanga.
Quero sim,
meu esconderijo secreto.
Pensamento em mim
 que não se consegue desfazer...
 embora tente, substitua, improvise...
 tua alma brinca de leve de gardênia
com aroma de corpo
no sobressalto de barro
misturando-(nus)
todos
E quando Deus refaz o mundo cheio de Marílias...
Somente elas fazem mágicas em rachaduras de paredes.
 (Desengavetei entre os meus guardados.Este é de 2007) 
( Marília Mendes )

0 comentários: