Meu reino por um Porto

24 de março de 2011 2 comentários
No bingo Beneficente dos aeronautas, em São José dos Pinhais, fomos contemplados com uma garrafa de Vintage da nova geração dos Vinhos do Porto da Quinta de Ventozelo. Até aí, não sabia identificar muito bem as particularidades do vinho do Porto.Depois do Curso e das apresentações a que assisti em worshops oferecidos pela casa, tive o desejo de aprofundar, conhecer e divulgar o assunto. O vinho do Bingo, guardamos.Sua garrafa vale 350 reais. Ele foi engarrafado 2 anos após a colheita e conserva na garrafa toda a pureza e qualidade de um Vintage excepcional.Disse o somellier Antônio Piazza.


Em geral, este tipo de vinho , diferente do nome que o batiza, não é de quinta categoria.È o de maior qualidade entre os vinhos do Reino Douro, região que fez nascer os vinhos do Porto, aqueles com alto teor alcoólico.São raros os secos.Os adocicados são os predominantes.Aprendi, na ocasião, que eles têm a fermentação interrompida e depois do acréscimo de aguardente, são  envelhecidos e engarrafados.
O Porto Branco ( White ) vem das uvas brancas.É um vinho jovem.O Ruby, proveniente das uvas tintas, assim como o Tawny, tem aquele saborzinho de ameixa e o Tawny, é saboroso pelo ingrediente das frutas secas.Acho-o mais aromático e frutado.
O vintage é mais famoso porque é resultado de uma só colheita. Por isso, torna-se caro e raro. Vamos guardar este presente para um aniversário elegante que vem por aí.
Um abraço a todos os moradores de Pinhais em Curitiba que são anfitriões de muito bom trato.
                                                                            Marília

2 comentários: