O sentido da penitência

17 de abril de 2011 0 comentários
São muitos os pecados, entre eles o da Gula.Falar em semana Santa, no entanto, requer abrir mão desses prazeres e refletir sobre o rumo que toma a nossa própria vida.Embora, em clima de recolhimento, seguem minhas dicas que fazem parte de tradições mineiras, de uma população que adora preparar peixes ensopados ou fritos o ano inteiro. Mas na semana santa, esses pratos tornam-se especiais, porque deixam a carne vermelha de lado, como prova de resistência aos excessos cometidos fora da Quaresma. Afinal, nos preparamos para  viver a Paixão de Cristo e, em seguida, celebrar a sua Passagem. Páscoa quer dizer Passagem...


Pratos consistentes pedem vinhos encorpados, por esse motivo que peixes combinam melhor com vinhos brancos, que são mais delicados e frescos, que os vinhos tintos.
Não é o sabor do prato principal (peixe) que devemos levar em consideração, mas a forma de preparo e os ingredientes.
Peixes mais simples combinam bem com vinhos brancos leves.
Para os tintos, evite peixes oleosos e com aromas de mar intenso (anchovas, sardinha, etc).
Já que a semana Santa no Brasil como em boa parte do Ocidente é celebrada com um bom bacalhau, que seja de qualidade então.Como o bacalhau é um peixe de forte estrutura, cai bem com um bom vinho branco mais encorpado.
Se você não estiver disposto a gastar muito, uma vez que o preço dos frutos do mar está em alta, experimente o vinho branco
Garrafa 750ml que sai a R$36,27 também no Pão de Açúcar, que acredito ser a loja que oferece o menor preço entre os vinhos aqui em Brasília, desde os mais simples até os mais sofisticados. Neste caso, há 15 dias em penitência da Semana Santa, estou guardando todos os meus palpites para o domingo de Páscoa, já que jejuar é preciso.Faz parte da tradição Católica e dos bons costumes. Cada um sabe o que faz, mas o jejum é um forma de reflexão prática, em que você coloca o desafio de abrir mão de alguma coisa de que gosta para vencer a fragilidade do espírito.Assim, temos uma noção da força de vontade, do nosso desejo de construir, de fazer e de merecer.
Uma boa semana para todos e boa Páscoa !!!
                                                Marília Mendes

0 comentários: