The speed of sound

12 de setembro de 2011 0 comentários
 
PAVÊ DE BIS

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 litro de leite
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 ovos separados
  • 2 caixas de chocolate Bis picado
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 lata de creme de leite
  • Misture o leite condensado, o leite e os outros ingredientes ,mexendo sempre, até engrossar
  • Forre o fundo de uma forma refratária grande com a metade do creme, forme uma  camada com o chocolate picado e complete com a outra metade  do creme.
  • As claras devem ser batidas em neve e, em seguida, acrescente o açúcar, gradativamente, batendo sempre, até dar consistência.
  • Junte o creme de leite e mexa , misturando bem.
  • Salpique essa mistura por cima do creme e leve à geladeira . Sirva gelado. 
  •  

Essa receita foi enviada pela minha futura sogra, homenageada recentemente como professora emérita na Universidade Federal do Paraná. Admirável mulher e mãe de uma pessoa muito culta e bela, também responsável pelos meus sorrisos diários .Um gentleman.

                   O VINHO MADEIRA TEM SEUS ENCANTOS

    A evolução do mercado do vinho na ilha esteve sempre diretamente ligada à conjuntura político-econômica da Europa e suas colônias. A Inglaterra com os diversos tratados, a partir do século XVII, conduziu a Madeira para a sua esfera fazendo-a assumir um papel chave. 

    A política mercantilista inglesa havia estabelecido que todo o movimento para os portos das colônias britânicas deveria ser feito por barcos com pavilhão inglês, sendo a sua partida e regresso feito a partir de Londres.  


    Contudo, com as medidas favoráveis estabelecidas na ordenança de 1663 (Staple Act), fruto do casamento da Infanta D. Catarina com Carlos II de Inglaterra abriu-se uma excepção às ilhas da Madeira e Açores que ficaram com o exclusivo do fornecimento de vinho, por via direta. 


    Os tratados de amizade celebrados entre Portugal e a Inglaterra propiciaram a fixação dos ingleses na ilha. O incremento do comércio do vinho liga-se de modo direto ao estabelecimento dos ingleses na ilha.  


    O comerciante inglês, que cedo se implantou na ilha, soube tirar partido do produto fazendo-o chegar em quantidades volumosas às mãos dos seus compatriotas que se haviam espalhado por todo o mundo colonial inglês. A Madeira tornava-se assim para os ingleses a Ilha do Vinho.  


    Com a colonização da América do Norte pelos ingleses, no século XVII, a Madeira ganhou um dos seus melhores mercados de exportação.  

    Com exceção do mercado britânico, o mercado do Vinho da Madeira diversificou-se ao longo dos tempos. Os ingleses foram os primeiros e mais fervorosos apreciadores, estando documentadas exportações desde o século XV.
    Fonte: Justino's Madeira Wines

    O meu interesse pelo vinho surgiu com o conhecimento do meu majestoso Field, que como enólogo e filho de uma exímia enóloga no Paraná , além de me incentivar nos cursos e oficinas que me introduziram no assunto , sempre que possível, leva-me a degustar alguma preciosidade, que bem conhece da sua terrinha ou nos presenteia com alguma garrafa especialíssima. Viramos colecionadores. Degustem um vinho madeira. Valor aproximado de 94 reais. 
    Apreciem com moderação. Saudadezinha do Paraná.

    Música hino que serviu  e serve de pretextos, quando alguém está voando em seu ofício. "Se o homem inventou o avião pra você chegar mais rápido ao meu coração...
    " It's very very nice. 
    The vapour cloud was just starting to form
    as it approached 
    the speed of sound..... 
    obviously 
                                didnt break the sound barrier.
                                                    ( Lila )


      0 comentários: