No entorno

31 de janeiro de 2013 1 comentários
O silêncio é uma lente
que capta um corpo ardente.

No entorno do teu corpo
eu silencio os meus dias.

 
Tudo ao redor é mistério
sobrevoo no céu escuro
O teu infinito Ministério.
                                                                (Lila Morena)
Os Resquícios de Natal

Brasília é uma cidade que tem seus requintes. Logo ao sobrevoar o Plano Piloto, quando o céu já está escuro, ainda que descaracterizado pela mãos arquitetônicas que criaram seus arranha-céus, a poesia entra no corpo. Ao desembarcar no aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek , o cenário político é capturado pelas lentes históricas e culturais desse universo de casos e acasos.
Restaurante Mediterráneo Dona Lenha

Desta vez, fui às cidades satélites e saboreei da culinária diversificada que se espalhou no entorno da capital federal. Vai desde à culinária mediterrânea do restaurante Dona Lenha, com suas especialidades, das massas preparadas com as mais finas ervas até a culinária nipônica, tão apreciada pelos brasilienses e pelos candangos que vão se instalando por ali e não conseguem mais sair. São massas finas, que regadas a um bom vinho tinto, deixam a gente mais apaixonado pela cidade.

Mas para quem quer provar da comida nordestina, com seus temperos fortes e apimentados e de sobremesa os deliciosos doces raros, o bolo de milho de coco ou que seja do velho doce de figo, precisa conhecer o restaurante Mangai. Que seja feita a vontade desse povo que encena numa cidade tão polêmica pela mídia, mas tão poética nas mãos do poeta Nikolas Behr, nas curvas deixadas eternamente por Niemeyer e na azulejaria de Athos Bulcão. Brasília vai agregando essa gente de todo canto do país e forma um misto cultural.
Funtour com o grupo em Treinamento

Permaneci durante 05 anos no coração do Brasil e sempre que ali retorno, imagino que dali nunca saí. Estou sempre em alguma ponte aérea para driblar a saudade. Os amigos são raros. Os lugares por onde passei, são mágicos. Em março, estarei de volta.Vou a trabalho, mas encaixo na rotina, uma visita rápida à UNB, que resguarda na fronteira da Asa Norte com a Asa Sul, um lado cruel chamado saudade. 
Entrada da Unb pela Asa Norte

A saudade deixa a gente sem palavras. As imagens coladas falam por nós. São imagens cheias de beleza e rasas de palavras. É que o silêncio entre a ponte, o Pontão e a estação Arniqueiras me fizeram descobrir uma nova cidade, que nunca é a mesma e sem modéstia alguma, entre todos que ali sobrevoam aquele cenário, está a história de grandes paixões. Serve-se a culinária candanga com outros temperos, com a poesia misturada à prosa na superfície de um desenho refeito pelo tempo.
A Ponte JK com suas curvas exuberantes

O congresso Nacional é um sinal de respeito à nossa pátria e ao nosso povo . Mesmo não concordando que alguns estejam lá, nós estamos. Por isso, quando o avião decola, com destino a outro solo, as pessoas não conseguem tirar os olhos da paisagem. A viagem a Brasília será sempre uma ponte aérea que fazemos entre um prazer e outro, sem check-in, sem lugar marcado, apenas com os cintos afivelados para o poeta não se perder nas palavras.
O eixo Monumental que corta o plano Piloto no sentido Leste-Oeste

                                                                        Lila Morena.

Todas as imagens pertencem ao meu arquivo pessoal e estão protegidas por direitos autorais.



1 comentários:

  • Anônimo disse...

    Lila Morena,
    já que você gosta tanto assim de Brasília...Volte para o coração do Brasil. Você faz muita falta.
    As fotos ficaram boas, hein?
    Do seu amigo,
    Carlos Henrique.