Ravioli de aipim com Tofu

19 de abril de 2015 1 comentários

Esta receita foi inspirada nas dicas do Programa Bela Cozinha do Canal GNT http://receitasgnt.com.br/apresentadores/bela-gil/.

No entanto, demoramos um pouco para achar o Tofu em BH. Você encontra o tofu, que é um queijo de soja, no Super Nosso, em saquinhos, na Empório Nutri (Pampulha) ou no Mercado Central. O aipim (mandioca em Minas), você poderá escolher das mais fresquinhas. Segue a receita.

 

Para a massa:

1 xícara (chá) de aipim (mandioca), 1 xícara (chá) de farinha de milho ou fubá, 2/3 xícara (chá) de  maisena, 2 colheres (sopa) de azeite virgem, 1 pitada de sal, água

Recheio de tofu:

1 bloco de tofu (250g), um cebola média  cebola picada, salsinha picada (01 maço),2 colheres de orégano, 1/2 xícara de azeite virgem, caldo de limão (01 limão), sal, pimenta-do-reino.

Molho:

1xícara de água, 3 dentes de alho, 01 cebola picada, azeite, alecrim (3 folhas), uma pitada de sal, castanhas do Pará.
 
EM NOSSA RECEITA, OPTAMOS POR NÃO COBRIR O RAVIOLI COM MOLHO. SALPICAMOS A MASSA COM SALADA DE LEGUMES. A RECEITE SERVE 04 PESSOAS.  

PREPARO
 
  1. Cozinhe o aipim na panela de pressão por 20 minutos.
  2. Escorra a água e amasse com o garfo.
  3. Em uma tigela, misture a farinha de milho.
  4. Acrescente o aipim, o azeite, sal.
  5. Misture todos os ingredientes.
  6. Abra a massa, utilizando a máquina ou o rolo de macarrão, coloque o recheio no centro e aperte as bordas com um garfo.
  7. Polvilhe a forma com um pouco de araruta.
  8. Coloque para cozinhar por cinco minutos em água fervente com uma pitada de sal e um fio de azeite.

Recheio de tofu:


  1. Amasse o tofu com o garfo até ficar bem esfarelado.
  2. Misture o tofu com todos os outros ingredientes.
RAVIOLI DE AIPIM-Arquivo pessoal-
Lila Morena
 Por acreditar que a  cor do vinho, que deve ser semelhante à da comida, é também uma regra válida na maioria dos casos, abrimos uma garrafa de um vinho super elegante, que foi presente dos amigos Reginaldo e  sua esposa, Thereza, amigos de velha data do Caiafa, no Rio. Os vinhos suaves não são doces como muita gente imagina. Eles chegam a ser mais leves e, por isso, acompanham bem as massas e os pratos que são mais condimentados. Não é um vinho caro, bem-vindo aos dias comuns e serve bem 04 pessoas. Sem exagero! Embora a regra dos vinhos, em geral, siga a máxima do Caetano: é proibido proibir... Good apetite!
VINHO RUFO DO VALE DONA MARIA


 

 

1 comentários:

  • Anônimo disse...

    Marília, te amo! Você é surpreendente sempre! Agradeço a Deus pela sua presença na minha vida. Beijos Ca