Revisitando Itabira

24 de junho de 2015 0 comentários
O Pico do Amor está localizado em uma região bastante elevada de Itabira, de onde se tem uma visão panorâmica da Cidade. Localizado no Bairro Campestre e a 2 Km, aproximadamente, do centro de Itabira, é de lá que surgem as apresentações de cunho cultural, que fazem parte do Museu de Território Caminhos Drummondianos com a placa-poema Ausência.  
ARQUIVO PESSOAL DE LILA MORENA

Os caminhos drummondianos foram refeitos em uma visita ao Centro histórico da cidade, seguidos da visitação ao memorial Carlos Drummond de Andrade no Pico do Amor. O acervo do memorial traz as mais importantes obras do poeta e, hoje, conta com um recurso midiático de leitor digital de livros (ainda em fase de testes), as paredes cobertas com poemas (poesia na parede), o que muito me lembrou a iniciativa dos mexicanos em colocar os versos na própria parede. A técnica é tradicional e através de imagens e cores, reproduz-se a poesia lírica do poeta itabirano, Carlos Drummond de Andrade.

Centro histórico de Itabira-Arquivo pessoal de Lila Morena
A paisagem de Itabira contempla a poesia do seu filho ilustre. Mais que uma fotografia na parede, Itabira é um museu ao ar livre, o único da América Latina. Percorrer os caminhos drummondianos trouxe-nos conhecimento,  paz de espírito e muita poesia recitada pelos Drummonzinhos, pequenos guias locais que nos acompanharam durante a visita.  Excelente passeio!
                Professora Marília Mendes

ARQUIVO PESSOAL DE LILA MORENA

0 comentários: