Adélia Prado

21 de junho de 2015 0 comentários
Parabéns,  nossa autora, Adélia Prado, pelo Griffin Poetry Prize.
Um dos maiores nomes da literatura nacional, Adélia tem suas obras reconhecidas internacionalmente na premiação. No dia 5 junho, a escritora mineira estará em Toronto, Canadá, para a cerimônia.
 
A minha preferida segue outros rumos. Eu fico rindo a toa. Sempre fazendo parte do meu universo literário, Adélia é inspiração, é poesia mineira, é a dualidade em versos, do profano ao sagrado, é toda emoção.
 
 
Briga no Beco 
Encontrei meu marido às três horas da tarde
com uma loura oxidada.
 
Tomavam guaraná e riam, os desavergonhados.
 
Ataquei-os por trás com mãos e palavras
que nunca suspeitei conhecesse.
 
Voaram três dentes e gritei, esmurrei-os e gritei,
gritei meu urro, a torrente de impropérios.
 
Ajuntou gente, escureceu o sol,
a poeira adensou como cortina.
 
Ele me pegava nos braços, nas pernas, na cintura,
sem me reter, peixe-piranha, bicho pior, fêmea ofendida,
uivava.
 
Gritei, gritei, gritei, até a cratera exaurir-se.
 
Quando não pude mais, fiquei rígida,
as mãos na garganta dele, nós dois petrificados,
eu sem tocar o chão. Quando abri os olhos,
as mulheres abriam alas, me tocando, me pedindo graças.
 
Desde então faço milagres.
 
(Adélia Prado)

0 comentários: