Alguma coisa acontece no meu coração

18 de setembro de 2011 0 comentários
ALGUMA COISA ACONTECE NO MEU CORAÇÃO

São Paulo é a capital dos eventos e das festividades. Eu tenho motivos, incluindo os particulares, para reverenciar a cidade que parece não dormir. Trabalhei  no evento que trouxe Dalai Lama ao Brasil no último final de semana. Sábado, pela manhã, em última palestra , no Pavilhão Oeste do Anhembi,  foi discutido o tema Convivência Responsável e Solidária. Dalai, sua Santidade, abre seu discurso com uma frase franca:


"Eu me dirijo a vocês como um Ser Humano e vocês são Seres Humanos, então entre nós não existe nenhuma diferença.O mais importante é que todos nós queremos ter uma vida feliz. Além disso todos nós temos o direito de alcançarmos a felicidade".


Em nova experiência em um evento de grande porte  como tradutora free lancer, tive a chance de me inserir no cadastro de tradutores para eventos educacionais e políticos, graças à minha professora Maria Emília de BSA, que vem tentando desde março, esse super presente para mim. Conseguimos !

Discutir a sustentabilidade do nosso planeta é um assunto que não se extingue. Ao contrário, está  transformando conceitos e orientando empresários, educadores e políticos no que versa  a responsabilidade de cada um em cuidar do próprio planeta e da própria vida. O que, às vezes, parece mais difícil, frente à concorrência e ao sentimento de poder das pessoas que se sentem melhores que as outras. Quanto tempo perdemos com coisas tão desnecessárias...Como um dos baluartes das causas ambientais, assim ele ficou conhecido desde a sua última visita ao país, Dalai, um Tibete milenar, hoje desvinculado da política e com novas metas em sua caminhada,  divulga o conhecimento como um antídoto do sofrimento. Achei bem justificado o seu discurso em parágrafos como este :
 
A sabedoria remove a ignorância e, consequentemente, o sofrimento. A concepção errônea da realidade é a base das emoções destrutivas.
 
Foram horas de muito aprendizado e de muito trabalho também. Confesso que desci em Confins, apreensiva, mas feliz. Vi pessoas importantes pela primeira vez, bem pertinho de mim. Sentei-me ao lado de Fernando Gabeira ao final do evento e  dividi espaço com alguns jornalistas que trocavam palavras de otimismo. Otimismo é a máxima da força e da competência nas pessoas. É o que consigo enxergar nos últimos contextos. Quando me vi ali, fazendo parte daquele evento, senti-me grata a Deus, que me abre portas todos os dias. É tão útil e enriquecedor ver o nosso trabalho sendo reconhecido. É tão bom sentir-se útil, colocando  nossas palavras ao entendimento do outro na quebra da ignorância momentânea.
 
À tarde, fui às compras com a minha querida  Dona Cecy. É a segunda vez que com ela vou a esse centro de compras em Sampa e é difícil resistir a tantas mercadorias. Ganhei presentes lindos. Estou ficando mal acostumada. Compramos dois quadros que retratam a Vila Madalena, reduto dos  artistas; o Bexiga onde se come a melhor comida italiana , conhecido igualmente pelos teatros maravilhosos, ambos assinados pelo paulistano Rogério Maguete.
 
À noite, o encontro foi no famoso Beco do Bartô, próximo à avenida paulista, com amigos da FAB e um cunhado, onde degustamos uma massa de ravioli de muçarela com shimeji ao molho cremoso de alho poró. De entrada, Carpaccio de carne com vinagrete de azeitonas e torradas de pão sírio. Foi a apreciação indicada pela família de um bom entendedor: Cabernet Sauvignon, um vinho bem estruturado, originalmente francês e com cor forte e marcante como a das ameixas. Trata-se de um vinho de alta qualidade e com preços variados, mas em geral, uma boa garrafa, que serve bem 04 pessoas, em especial no Bartô, em torno de 120 reais.
 
Foi uma viagem extremamente agradável e que me rendeu uma enorme paz de espírito. Eu já era fã de Dalai e depois de vê-lo, ali, ao vivo, foi inesquecível. Traduzi-lo então, foi um progresso no meu currículo com credenciais linguísticas. Eu vivo agradecendo a Deus, os presentes que ele tem me dado e me esforçando, incansavelmente,  para novas conquistas.
No mais, quando visitarem São Paulo, marquem um jantar no Bartô ou se deliciem com o almoço a la feijoada,  que,  por hora, dizem que é para mineiro nenhum botar defeito. Durante o dia, é sempre bom dar um pulinho no Centro,  no mercado Municipal (  um lanche de mortadela, um bolinho de bacalhau e um pastel  irresistíveis), A Luz  com o Museu da Língua Portuguesa, e o de Arte Sacra que ninguém deve deixar de visitar.
A atmosfera de São Paulo com temperatura amena, uma renovação espiritual com as sábias palavras de Dalai Lama, uma estreia no meu ofício com as linguagens e tecnologia e um retorno animadíssimo  a Confins no domingo pela manhã para seguir  nova viagem . Até a próxima.
                                                               Lila Mendes


                                            " A fome de amar é real. 
Não se traduz em fios..."
 

0 comentários: