Torta de Macarrão

31 de dezembro de 2012 2 comentários
Receita por Lila Mendes
Torta de Macarrão por Lila Mendes- 
Arquivo pessoal



Preparos:


* Recheio com bacalhau
* Purê de batatas
* Macarrão espaguete

Em uma travessa redonda, enfeite o fundo, em formato circular, com o macarrão espaguete cozido e levemente temperado com sal;
em seguida, coloque o purê de batatas comum e frio, acompanhando o formato da travessa, até cobri-la pela metade;

Recheio:
01 Kg de bacalhau cozido e desfiado, previamente dessalgado, 2 tomates picados, 01 cebola picada, alho poró picado, 01 lata de ervilha,   250 gramas de azeitona picada, 06 colheres de requeijão cremoso ( Marília ), tempero. Leve ao fogo e misture até formar um creme. 

O recheio deve ser acrescentado frio à massa da torta, cobrindo todo o interior da vasilha.

Cobre-se, ao final, a superfície da travessa com o restante do purê de batatas e passe a colher levemente para dar acabamento à massa.

Como fazer:
Depois de alguns minutos, vire a torta em um prato grande e enfeite ao redor com alface e tomate, pimenta biquinho e azeitona. Se preferir, use azeitonas pretas inteiras no enfeite. Por cima, coloque 2 ovos cozidos partidos, faça uma flor com a casca de tomate e deixe fora da geladeira até o momento de servir. Não é um prato que se serve quente.

Lembretes: Você pode enfeitar a torta, usando seu jeito pessoal de cobrir as tortas salgadas. A criatividade é um dos principais ingredientes para dar forma e beleza aos pratos. Sirva com um bom vinho tinto. 

O bacalhau é um prato que foge às regras das combinações entre o vinho tinto e o branco. Como a carne do bacalhau já tem sabor intenso, opte por um vinho mais forte e encorpado. Quando as receitas, no entanto, são mais suaves, recomenda-se o vinho branco. 

O vinho tinto argentino Catena Malbec é uma boa opção. O preço  está  em conta, em torno de 90 reais. Para quem quer agradar com um bom vinho tinto, deve-se prestar atenção no argentino Catena.

    Desejo a todos um ano novo criativo e próspero, regado aos bons vinhos e ao sabor dos bons sonhos.
                     Lila Mendes, 30/12/12




2 comentários:

  • Anônimo disse...

    Nem para convidar os amigos, né Marília?
    Beijo, querida. Saudade.
    Já tive notícia boa: alguém está a caminho da capital federal.

    Carlos Henrique.